Olá pessoal hoje vamos apresentar neste artigo algumas dicas de como
converter os seus leads de SEO em clientes, portanto este artigo vai ser
escrito em duas partes, hoje portanto, vamos apresentar a part I, amanhã vamos
disponibilizar a segunda parte desse guia, espero que você leia as duas partes
para melhor poder aproveitar os conhecimentos e técnicas apresentados aqui… Sem
mais demora vamos ao artigo.
Um problema comum que muitas agências e consultores de SEO enfrentam é a conversão
de leads em clientes. Cobrimos muito treinamento sobre como adquirir leads.
Seja executando campanhas de compra de mídia, anúncios no Facebook ou
e-mails irregulares. Há um número infinito de maneiras de gerar leads para seus
negócios.
Mas os leads não são suficientes.
Você precisa de clientes, e é aí que a maioria dos SEOs dá errado. Eles são
bons no ranking. Bom em marketing. Mas eles são péssimos em vender.
Eu também não sou especialista em vendas. Estou constantemente praticando
para melhorar minhas habilidades.
Mas descobri como fechar clientes sofisticados sem conhecê-los fisicamente
e o repeti em várias ocasiões.
Se você é como eu quando comecei, você tem problemas para convencer as perspetivas
de que é um especialista. Você pode ter silêncios embaraçosos no telefone. O
cliente tem problemas de confiança e deseja depoimentos e exemplos. E você não
consegue fechar.
Neste treinamento, gostaria de orientá-lo no meu processo pessoal de venda
e fechamento de leads, o que mudou completamente meus negócios.
Ao conversar com amigos que também administram empresas de muito sucesso, percebemos
que estávamos usando um processo muito semelhante após o teste e refiná-lo
individualmente. O que mostra como isso é eficaz.
Então vamos passar por isso...
1. Responda ao líder
Se eles chegaram até você, esse é o estágio mais fácil.
Se você está enviando emails a frio, pode ser um pouco mais difícil. Você
precisa julgar quão boa será a liderança.
Isso pode ser confuso, porque parece que eles estão mostrando a intenção do
comprador, o que de certa forma eles são, mas esse lead é ruim porque eles provavelmente
serão muito orientados para o preço.
Não faz sentido eliminar uma perspetiva em potencial aqui. Apenas tenha
cuidado com a forma como responde. Eu focaria mais no valor, e o consideraria
um investimento, do que no "custo". Então eu respondi a essa
perspetiva com isso:
"Olá Leigh,
Não custa nada, porque se você
tiver o site e a configuração de marketing certos, atrairá mais clientes e ganhará
mais dinheiro do que investe.
Se você quiser analisar o que pode
fazer e o valor que ele pode oferecer aos seus negócios, entre em contato e
poderemos fazer uma ligação rápida em breve na próxima semana.
Saúde,
Daryl ”
No exemplo acima, ele respondeu ao meu e-mail e passamos para a próxima
etapa
...
2. Qualifique o líder
No treinamento anterior, nos referimos a isso como uma chamada de consulta.
É a mesma coisa, a idéia é qualificar o cliente e ver se você será um bom
candidato para trabalhar juntos.
Você deve fazer isso por telefone, não há absolutamente nenhuma necessidade
de conhecer alguém para isso, mas um e-mail não é suficiente.
Sua intenção nesta ligação é verificar se eles são adequados para seus
serviços, descobrir seus pontos negativos e encerrá-los para que uma proposta
seja feita.
Os vendedores mais novos, inclusive eu, têm o mau hábito de perder essa
etapa. O problema é que, sem qualificá-los, você não tem idéia do que eles
querem – então você não pode vendê-los.
Lembre-se de pessoas dizendo: "NÃO venda SEO" e, em vez disso,
foque em resultados como mais clientes, mais tempo fazendo suas paixões,
expandindo sua equipe etc. Bem, é aqui que você descobre o que eles realmente
querem.
Eu venho fazendo isso há algum tempo, mas um ótimo livro que eu estava
lendo recentemente, o SPIN Selling, cobre a escolha das perguntas de uma
maneira interessante, o autor (Neil Rackham) divide as perguntas em quatro
categorias ...
Questões de situação
Uma questão de situação visa obter fatos sobre o cliente em potencial e
seus negócios. Isso é importante porque você precisará de fatos para criar sua
proposta, mas tente usar o menor número possível deles.
Aqui estão alguns exemplos de perguntas baseadas em fatos que você pode
querer fazer:
Há quanto tempo você procura trabalhar com uma agência de SEO?
-Apenas uma estimativa, quanto vale um cliente médio para você durante a vida
útil do cliente?
-Quais áreas você cobre?
Questões problemáticas
Essas são perguntas criadas para descobrir um problema ou dificuldade que
seu possível cliente tenha.
O primeiro exemplo de pergunta que usamos: “Há quanto tempo você procura trabalhar
com uma agência de SEO?”, Pode ser potencialmente uma pergunta problemática,
por exemplo, se eles responderam dizendo…
"Há cerca de dois meses,
estávamos trabalhando com uma agência de SEO antes, mas não deu certo, por isso
procuramos uma nova"
Agora sua pergunta do problema é simples…
"Por que você acha que foi
esse o caso?"
Aqui estão mais alguns exemplos de perguntas sobre problemas que você pode fazer:
O que fez você decidir entrar em contato connosco? (Pode ser necessário aprofundar-se
para entrar nos problemas)
O que está impedindo você de expandir para a área X? O que está impedindo você
de contratar alguém para a posição Y? O que está impedindo você de atingir sua
meta de receita de Z?
Por que você sente que não está recebendo consultas suficientes do seu site
agora?
Perguntas sobre implicações
Depois de entender os problemas, você pode usar perguntas de implicação
para cobrir as implicações desses problemas.
Aqui estão alguns exemplos que você pode perguntar:
Você diria que estar na terceira página e ter um site mal configurado está perdendo
muitos clientes para seus concorrentes?
Do que você está desistindo colocando tempo no X, quando poderia contratar alguém
para fazer isso?
Observe como estamos usando a dor para cavar mais e descobrir o que está acontecendo
como resultado dessa dor.
Aqui está outro exemplo: sabemos que eles têm dificuldade em não poder se expandir
para uma nova área. Em seguida, queremos descobrir quais são as implicações
disso, talvez eles não consigam aumentar a receita o suficiente para vendê-la.
e se aposentar.
Perguntas sobre pagamento de
necessidade
Essas perguntas se concentram nas necessidades do seu possível cliente.
Queremos saber o que eles acham que precisam e, junto com suas dores, podemos
vendê-los.
Aqui estão alguns exemplos de perguntas que você pode fazer:
Se estivéssemos conversando aqui daqui a 12 meses, o que você gostaria de ter
conseguido trabalhando juntos?
Apenas por ser o melhor, você acha que convencerá seus clientes em potencial
de que você é a melhor empresa para lidar?
Poderia um site de aparência mais sofisticada atrair mais clientes pagantes
para você, em vez de orientados para o preço?
O que 15 novos leads qualificados por semana fazem por sua empresa?
Eai? Gostou desse artigo com dicas sobre converter leads de SEO em
Clientes? Se a resposta for sim, então recomendo que compartilhe esse artigo
com os seus amigos nas redes sociais, ahaa, não se esqueça de ler a segunda
parte desse artigo.
Comentários
Enviar um comentário